O Gerenciamento Empresarial através da Gestão por Processo

Substituiu a cultura gerencial centralizadora para uma visão gerencial de processos
O Gerenciamento Empresarial através da Gestão por Processo

Anteriormente a empresa NATURA era regida por uma gestão centralizadora e engessada. Percebendo a necessidade de atualização e buscando a expansão do negocio, a centralização cedeu lugar para a visão sistêmica de gestão por processos. A estrutura anterior da empresa era concentrada em São Paulo e com reestruturação a empresa pode expandir os negócios para outras regiões do Brasil e países.

Segundo o o diretor de sistemas de gestão da Natura, Daniel Levy: Até 2006, a empresa era muito centralizada, tinha as mesmas revistas, o mesmo material e promoções iguais para o Brasil inteiro. Aí, entendemos que esse modelo não suportaria o crescimento da NaturaAntes, os diretores de unidades não tinham responsabilidade sobre o rendimento. Quando um produto novo esgotava por excesso de demanda, eles encaravam como sucesso. Hoje, eles precisam planejar melhor suas ações, pois são responsáveis pela lucratividade desse produto e não podem deixar que ele fique em falta.

A mudança gerencial ocorreu no ano de 2007, quando a empresa percebeu a importância de se atualizar, alterando drasticamente sua gestão e cultura. Na “Gestão por Processo”, a Natura passou a trabalhar também com unidades de negócios, distribuindo poder e autoridade para as pontas da cadeia de produção.

Com a Gestão por Processo os resultados são acompanhados por cada área específica, e não mais pela diretoria, essa última passando a cuidar apenas das estratégias e resultado macro. Essa repartição de responsabilidades torna mais efetivos os controles, aumentando a qualidade e os resultados.
Como resultado em sua gestão, a NATURA teve lucro líquido de 524,7 milhões de reais nos 9 primeiros meses do ano de 2010, logo após a implementação da nova gestão, apresentando crescimento de 5,6% quando comparado com o mesmo período de 2009. Outro resultado porsitivo foi encontrado na diminuição de reclamações por entregas, cuja redução foi de 46,2%.
Percebemos que gestão por processo tornou a administração mais leve na empresa, repartindo com cada área as responsabilidades na gestão. No primeiro nível gerencial estão os patrocinadores, que são presidência, vice-presidência e conselho. Sem o apoio deles, a mudança da cultura da empresa não ocorre. No segundo nível estão os “donos de processos”, que têm responsabilidade gerencial e autoridade sobre seus processos, com a função de garantir a execução correta, o alcance e a superação dos resultados dos processos. No terceiro nível há os “guardiões de processos”, cuja função é similar à de gerente e coordenador, sendo responsável pelo cumprimento dos processos pelos colaboradores e por reportar esses resultados aos “donos de processos”. No último nível temos os “colaboradores” para atender às demandas de resultados, sempre envolvidos e conscientes da cultura e de suas responsabilidades na empresa.
O case da NATURA demonstra de forma prática os efeitos positivos provocadoss pela atualização gerencial de uma empresa, onde a centralização gerencial cede espaço para a gestão por processo e o compartilhamento de responsabilidades.

Be in compliance.

Rafael Leon Urbano de Oliveira – chief consultant

*fonte: Revista Exame 2010.

#leonconsultoriaempresarial #beincompliance
#grc #governance #compliance #riskmanagement #riskassessment #legalcounsel #legalcomliance #businesscontracts #workhard #dreambig #bepositive #dontgiveup #dedication #success #business
#governanca #gestaoderiscos #gestaocontratual #prevencao #empreendedorismo #negocios #evolucao #visaoholistica #metas #integridade #mudanca

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s