A valorização de empresas que possuem Programas de Integridade

45% (1)

Diante das crises financeiras que afetaram os mercados globais, a solidez e transparência das empresas passou a ser o principal foco de atenção para acionistas e investidores, que buscam negócios com empresas íntegras para realizar aportes monetários ou a compra de ações.

Os Programas de Integridade e Compliance (Governança Corporativa) passaram a ter um papel relevante neste cenários, pois passaram a ser sinônimo de qualidade na gestão empresarial. Prova disso está na pesquisa realizada pela International Finance Corporation, que analisou a visão que investidores e acionistas tem acerca das empresas adotantes de sistemas gerenciais voltados para a integridade.

Esse estudo apontou que a valorização de empresas com Programas de Integridade é uma unanimidade. Dos entrevistados, 45% dos investidores aceitariam pagar prêmios de até 10% (dez por cento) de valorização pelas ações de empresas que compõe o Índice de Governança Corporativa (IGC-NM) – empresas com programas de governança corporativa – outros 17% (dezessete por cento) pagariam prêmios de 10% (dez por cento) ou mais por ações dessas empresas, e os 38% (trinta e oito por cento) restantes aceitariam pagar 20% (vinte por cento) ou mais de prêmios por essas ações.

A análise prática dos indicadores coletados na pesquisa é possível quando comparamos as ações das empresas na Bolsa de Valores. O valor de mercado das empresas que compõe o IGC-NM chegou a 932,6 bilhões de Reais em março de 2017, o que representa 35% (trinta e cinco por cento) de todas as ações negociadas no mercado de valores mobiliados, o que representa um número ainda baixo de empresas preocupadas com a gestão empresarial. Em percentuais técnicos, os ativos de empresas do IGC-NM foi cerca de 6% (seis por cento) superior aos demais índices em março de 2017, reforçando a visão positiva dos investidores sobre as empresas que possuem elevado grau de governança corporativa.

A valorização de mercado das empresas com programas de integridade é notada pelo retorno financeiro das ações que integram o IGC-NM, muito superior a todos os demais índices da BOVESPA. É um fator extremamente relevante no Brasil onde as políticas de integridade e compliance ainda são pouco difundidas e adotadas.

Concluímos assim que os Programas de Integridade e Compliance (Governança Corporativa) são uma realidade no mercado de ações e no mundo empresarial. Os bancos e o comércio exterior estão sempre alinhados com as bolsas de valores, o que significa dizer que eles seguem os mesmos crivos de valorização das empresas que praticam a Governança Corporativa, favorecendo-as com serviços financeiros mais benéficos e melhores oportunidades de negócios, principalmente para exportações e importações ou negociações com empresas estrangeiras e multinacionais.

#BEINCOMPLIANCE

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s