A Matriz de Riscos e seus resultados

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE

Diversos empresários ou gestores já vivenciaram a desagradável sensação de impotência quando afrontados por problemas rotineiros e aparentemente intermináveis. Esse “furacão” ou “bola de neve” são sinais claros de ingerência nos negócios e ausência de indicadores dos cenários econômicos. Esse problema é frequentemente encontrado em empresas com gestão familiar, onde há a figura de um gestor centralizador que adota as medidas que lhe são mais convenientes para o negócio, sem se importar com os sinais internos e externos da empresa.

A Gestão de Riscos é perfeita para a identificação de falhas, perigos reais e hipotéticos, mensuração de impactos e probabilidade de ocorrência, desenho do cenário e aplicação das melhores técnicas de tratamento ou acompanhamento, pondo um fim na “bola de neve” de problemas. Com isso, o empresário tem a possibilidade de otimizar a alocação de recursos financeiros e humanos, tornando o plano de negócios mais robusto e com melhores resultados.

Na matriz de riscos utilizamos 2 (dois) critérios de aferição que são a probabilidade de ocorrência e o impacto do prejuízo se concretizado. Essa aferição é necessária para indicação dos riscos que produzem maior risco de continuidade ao negócio, demandando maior atenção e tratamento prioritário.

A avaliação para classificação da probabilidade e do impacto dos seus riscos vai depender do plano de negócios, área de atuação, “apetite” aos riscos e processos operacionais afetados por questões internar ou externas. Para isso é fundamental realizar uma reunião de “brainstorm” com as áreas envolvidas, avaliando assim todo o contexto da organização e os riscos identificados.

A Matriz de Riscos pode ser complementada com outras ferramentas gerenciais para melhoria de resultados, como por exemplo: Avaliação 360; análise SWOT; ciclo PDCA; Diagrama de Ishikawa; etc.

Os empresários devem entender que o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo que os negócios sejam mais robustos para permanecerem atrativos e competitivos. Uma das ferramentas de Gestão Empresarial que proporciona o aprimoramento das empresas é a matriz de riscos, que permite mensurar os perigos existentes ou possíveis, calculando ou antecipando a ocorrência de impactos. Através da matriz podemos mensurar a probabilidade de perdas, aplicar os tratamentos mais adequados e otimizar os processos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s