Outsourcing Services – Vantagens da Terceirização

A terceirização de serviços é uma prática cada vez mais popular no mundo dos negócios, onde se contrata uma parte externa ou outra empresa para cuidar de certas tarefas e processos ao invés de dispender de gastos e de funcionários para um serviço que não faz parte do core business da empresa.

A terceirização visa ajudar a empresa a crescer e a economizar dinheiro, se realizada corretamente e pelas razões certas, trazendo ao final inúmeras vantagens, desde que respeitada a lei da terceirização trabalhista — Lei n.º 13.429/2017 — que  regulamentou o assunto e trouxe maior segurança jurídica para a questão, possibilitando inclusive a terceirização da atividade-fim da empresa.

CONCENTRAÇÃO NAS ATIVIDADES ESSENCIAIS

As operações de back office de uma empresa tendem a se expandir durante períodos de rápido crescimento. Essa expansão pode começar a consumir seus recursos humanos e financeiros, às custas das principais atividades que tornaram a empresa bem sucedida.

A terceirização dessas atividades pode permitir que a empresa foque seus recursos financeiros e humanos nas atividades que lhe trazem lucro, sem sacrificar a qualidade e/ou o serviço.

ECONOMIA DE CUSTOS

Às vezes, não é uma economia expandir as operações internamente. Se o crescimento do seu negócio resultou em uma maior necessidade de espaço, terceirizar algumas operações simples, como o departamento jurídico, telemarketing ou TI, podem reduzir a necessidade de espaço. Por vezes expandir sua base para um local maior é mais custoso e trabalhoso do que terceirizar. Essa expansão possivelmente será menos eficiente e mais dispendioso.

PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA

A terceirização pode ser uma boa opção quando as funções do seu back office são complicadas em razão da natureza e/ou do tamanho da sua empresa, impedindo que você as realize a um custo consistente e razoável. Os custos indiretos de executar uma função específica de back office podem ser extremamente altos, dependendo do profissional que se busca registrar. Considere terceirizar as funções que podem ser facilmente terceirizadas a custos atrativos.

CONTROLE OPERACIONAL

Operações que estão incorrendo em custos e que estão saindo do controle constituem riscos para a empresa e são opções a serem priorizadas na terceirização. Departamentos que podem ter crescido ao longo do tempo, gerando certo descontrole, são bons candidatos. É mais barato e fácil só gerenciar os serviços terceirizados do que realizá-los e gerenciá-los in house.

FLEXIBILIDADE CONTRATUAL

A terceirização permite que as operações com demandas sazonais ou cíclicas tragam recursos adicionais apenas quando forem necessárias. A empresa de terceirização pode ser contratada apenas no período de aumento da demanda e dispensada quando ela for suprida, sem custos e rescisórios e riscos trabalhistas.

CONTINUIDADE E GERENCIAMENTO DE RISCO

A elevada rotatividade de funcionários pode adicionar incerteza e inconsistência a um negócio. A terceirização fornece um nível segurança para a continuidade para a empresa, reduzindo os problemas com a substituição de colaboradores, o backup de atividades e a necessidade de investimentos em novos treinamentos.

EXPERTISE LABORAL

Um grande projeto pode exigir habilidades que sua equipe simplesmente não possui. A terceirização desse pessoal, principalmente em projetos temporários em local diverso da sede da empresa, pode fornecer a organização pessoas que possuem as habilidades necessárias naquela localidade e momento. Enquanto isso, seu quadro de colaboradores pode focar no core business da empresa para melhorar o conjunto de habilidades, trabalhando com a expertise dos terceirizados.

10 MOTIVOS PARA A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS

É comum encontrarmos nas organizações o pensamento de que o departamento jurídico é um custo desnecessário para a empresa. Por esse motivo, tornou-se comum a terceirização dos serviços jurídico, retirando os custos internos com advogados e fazendo com que estes recursos se auto remuneram através do êxito nas demandas terceirizadas. Em outras palavras, os terceirizados são pagos conforme um percentual no êxito das suas ações, desonerando a folha de salários da empresa e ainda trazendo lucro financeiro.

A terceirização jurídica pode ser dividida em diversas partes, desde a consultiva trabalhista até a revisão de documentos e contratos empresariais complexos. Nessa esteira, os benefícios da terceirização incluem:

  • Acesso a expertise de profissionais. Quando a empresa é confrontada com uma questão desconhecida, a terceirização garante que determinado profissional, especializado no assunto, atenda essa demanda;
  • Aumentando da eficiência e economia de dinheiro. Uma tarefa que levaria uma quantidade excessiva de tempo pode ser terceirizada para um provedor de serviços jurídicos, que executará tarefas eficientes e abrangentes, com um tempo de resposta mais rápido do que os andamentos internos. Isso economiza dinheiro, reduzindo horas faturáveis;
  • Manter o controle do projeto. Quando o trabalho é terceirizado, você pode definir o escopo do projeto, o prazo para sua conclusão e o orçamento de acordo com seus requisitos específicos;
  • Fornecer trabalho de alta qualidade e reduzindo o estresse dos funcionários. Quando o trabalho é terceirizado para um provedor de serviços, a empresa passa a se preocupar apenas com a fiscalização da qualidade, sem excesso de horas extras no departamento beneficiado;
  • Aumento da receita, liberando recursos internos para cuidarem de novos negócios, uma vez que os custos com advogados são repassados para outras áreas;
  • A terceirização permite a escalabilidade, que é que a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma unificada, permitindo que a empresa cresça de forma controlada e mensurável;
  • Minimização de despesas gerais ao terceirizar o trabalho legal, evitando os custos de mais espaço no escritório, computadores adicionais, acesso seguro à Internet, gastos com sistemas gerenciais, entre outros;
  • Fornecimento de serviços flexíveis. A terceirização permite que você mantenha algum trabalho legal essencial internamente e terceirize os aspectos em que você não tem competência, interesse ou recursos internos para administrar;
  • Fornecimento de trabalho realizado por advogados especializados e treinados para realizar os tipos específicos de serviços que a empresa busca;
  • Otimização de tempo, liberando os colaboradores e gestores para administrar a empresa, trazendo perceptíveis melhoras no ambiente interno e no equilíbrio trabalho – vida.

Na Leon Consultoria Empresarial, nós oferecemos uma infinidade de serviços de suporte legal, de modo econômico e oportuno. Nós nos orgulhamos da qualidade dos nossos serviços, pois conhecemos o funcionamento interno das empresas e seguimos os mesmos conceitos culturais e de qualidade.

Entre em contato conosco para descobrir como você pode se beneficiar terceirizando o trabalho jurídico.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s