COMO MELHORAR OS SEUS RESULTADOS ATRAVÉS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura da empresa, cultura corporativa, cultura organizacional; Você ouve essas palavras frequentemente, mas como você define a cultura de um negócio? Como você pode medir sua cultura organizacional e como você pode melhorá-la, trazendo resultados para a sua empresa?

Neste artigo, explicaremos o que é a cultura organizacional e por quê é importante ter uma boa cultura em uma empresa.

Como tendência de mercado, vemos a maioria das empresas planejando melhorar a sua cultura corporativa, por isso daremos dicas sobre como um programa de treinamento envolvente pode fazer ótimos resultados para a sua organização!

O QUE SIGNIFICA “CULTURA ORGANIZACIONAL”?

Cultura organizacional se relaciona com os comportamentos de um conjunto de funcionários dentro do mesmo ambiente de trabalho:

  • como eles agem e se envolvem com a organização;
  • os valores que eles atribuem a essas ações;
  • seus objetivos pessoais e como eles se encaixam nos objetivos da organização;
  • e como os funcionários se envolvem uns com os outros no trabalho.

Relaciona-se com o grau de compreensão dos funcionários com relação a missão, visão, valores e o plano de negócios da empresa, algo que gostamos de chamar de “Significado Épico’ (Epic Meaning). Todos os funcionários da organização devem saber o que a empresa deseja alcançar, mas essas metas organizacionais também devem estar alinhadas os seus próprios objetivos individuais.

Isso é importante e é um fato frequentemente negligenciado. Não é suficiente que os funcionários cumpram suas tarefas porque “esse é o meu trabalho” ou “preciso ganhar dinheiro de alguma forma”. O caminho para o engajamento dos funcionários é uma via de mão dupla e seus funcionários precisam acreditar que qualquer crescimento organizacional resultará em crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

POR QUE UMA BOA CULTURA ORGANIZACIONAL É IMPORTANTE?

Uma forte cultura organizacional ajuda uma empresa a trabalhar como uma máquina bem lubrificada e ajustada, em que cada funcionário tem o seu papel e age de acordo com os valores da empresa. Engajar funcionários em empresas com uma boa cultura de trabalho é muito mais fácil, porque todos sabem o que precisa ser feito, e trabalham juntos para alcançá-lo. Difícil é chegar até esse engajamento sem uma boa cultura.

Não basta o investimento em softwares de gestão caros e atualizados se o ambiente interno não propicia o desenvolvimento do principal elemento de produção da empresa, que são os colaboradores. Muitas vezes as falhas e riscos decorrem do fator humano e não há nada mais propicio a riscos e falhas do que um colaborador desmotivado.

A QUALIDADE DO TRABALHO É MELHORADA

Quando a cultura organizacional não é tão forte, possivelmente o alinhamento aos valores da empresa não é tão claro. Isso significa que é preciso mais esforço para atingir e controlar os funcionários, monitorar seu comportamento e mantê-los trabalhando engajados, da maneira mais eficiente possível. As vantagens de uma boa cultura empresarial são óbvias. Isso significa que menos monitoramento será exigido, liberando tempo para que os gerentes e líderes de equipe se preocupem menos com os colaboradores e mais com o trabalho produtivo em sim.

A INTEGRAÇÃO É MAIS EFICIENTE

Uma empresa com uma cultura clara poderá facilmente incorporar novos funcionários ao conjunto de crenças da empresa, incentivando formas de trabalho coerentes com as metas e visões da empresa como um todo. Os funcionários de uma empresa com uma boa cultura também são mais engajados e motivados para ter sucesso e exibir mais lealdade organizacional, reduzindo o turnover da empresa a aumentando exponencialmente a probabilidade de que os colaboradores se tornem defensores engajados da organização.

O TRABALHO EM EQUIPE É INCENTIVADO

Um aumento na coesão do grupo é um dos subprodutos mais poderosos de uma boa cultura organizacional. Os funcionários sabem onde estão dentro de suas equipes e confiam em todos os demais para fazer um bom trabalho. Eles também se sentem valorizados e cientes que sua contribuição é importante para o sucesso do negócio.

A APRENDIZAGEM INFORMAL ESTÁ HABILITADA

Com um foco maior na colaboração e no trabalho em equipe, você também cria oportunidades para a aprendizagem informal ocorrer. Em qualquer ambiente de trabalho, apenas 10% do que os seus funcionários aprendem vem do conteúdo do treinamento formal – o restante é percebido no trabalho e interação com os colegas. É claro que quanto mais treinamento seus funcionários receberem, melhores eles se tornarão em seus trabalhos e mais bem-sucedida será a organização.

Tudo isso se combina para criar um bom ambiente de trabalho em equipe e uma comunidade de funcionários engajados, onde todos podem contribuir para o bem do todo. Claramente, uma boa cultura organizacional é algo que se busca. Além de criar um bom ambiente de trabalho, melhora o envolvimento entre funcionários, equipes, departamentos e a organização como um todo.

  1. OUÇA SEUS FUNCIONÁRIOS

Forneça aos seus funcionários um ambiente para que sua opinião seja ouvida. A título de exemplo, empresas como o WordPress realizam regularmente reuniões de onde os colaboradores são ouvidos e essas ideias são trocadas entre a gerência e os funcionários de nível inferior:

  • 75% dos funcionários ficariam mais tempo em uma organização que ouve e lida com suas preocupações
  • 65% dos funcionários que não sentem que podem se aproximar de seu gerente com tem a linha de comunicação no trabalho quebrada, prejudicando os seus resultados.
  1. A COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL

Comunique de forma eficaz a missão, visão e valores da sua organização. A sensação de ter um objetivo compartilhado , muda a mentalidade do seu empregado, que deixa de se ver como uma mera engrenagem de uma máquina para passar a se ver como peça chave da equipe:

  • Apenas 1 em 150 funcionários que dizem que sua organização não possui um conjunto de valores está totalmente engajado;
  • Os funcionários que dizem que seus valores organizacionais são “conhecidos e compreendidos” têm 51 vezes mais chances de estarem totalmente engajados do que um funcionário que responde que sua organização não possui valores conhecidos e compreendidos;
  • 25% dos trabalhadores da “Geração da Internet” (Millennials) dizem que seu principal objetivo na carreira é “causar um impacto positivo na minha organização”.
  1. COLABORE, NÃO SE ISOLE

Incentive a colaboração entre os funcionários para reforçar a ideia de que você são uma equipe. A Sua empresa deve incentivar os colaboradores a oferecerem apoio uns aos outros e a superar os desafios juntos:

  • 86% dos funcionários e executivos citam a falta de colaboração ou comunicação ineficaz para falhas no local de trabalho.
  1. SEJA TRANSPARENTE

A transparência com seus funcionários é a principal maneira de criar confiança, levando a uma cultura organizacional melhorada. Uma postagem semanal de mailing ou um feedback social vibrante, sobre o que está acontecendo em nível corporativo, é uma maneira fácil e eficiente para inspirar a sua equipe:

  • 50% dos funcionários dizem que os chefes que compartilham informações e dados têm um impacto significativamente positivo na produtividade e na motivação.
  1. SIGA O LÍDER

A cultura organizacional precisa ser estimulada e isso começa no topo da escada! Os gerentes precisam parar de serem chefes e se tornarem líderes, demonstrando visivelmente que eles compram as crenças centrais da organização. Isso pode ser conseguido com o CEO estando na vanguarda do seu programa de treinamento, com apresentações de vídeo de alto impacto no início de uma unidade de treinamento.

  • 89% dos trabalhadores com apoio de liderança são mais propensos a recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar;
  • 35% dos Millennials dizem que liderança forte define uma boa cultura de trabalho;
  • 52% dos profissionais de RH citam o buy-in de gestão como a maior barreira ao fortalecimento da cultura.
  1. FORNECER FEEDBACK REGULAR

Os funcionários precisam de feedback regular para alinhar seu desempenho com a sua cultura organizacional. Reuniões apenas uma vez por ano para o feedback não são produtivas ou eficientes. Deve-se continuamente elogiar o comportamento que corresponde aos seus valores e desenvolver áreas que precisam ser melhoradas. Fique por dentro de tudo com relatórios regulares e pesquisas, pois assim os resultados efetivamente medidos e alcançados:

  • 68% dos funcionários que recebem feedback preciso e consistente se sentem satisfeitos em seus trabalhos.
  1. SIGNIFICADO ÉPICO

Se a empresa quer ver melhorias maciças em sua cultura organizacional, deve fornecer aos seus colaboradores conteúdos de treinamento imersivos, pois assim terá um time engajado em suas mãos, todos puxando na mesma direção:

  • Funcionários altamente engajados são três vezes mais propensos a fazer algo de bom e que não era esperada deles pela empresa.
  1. SEJA GAMIFICADO

Gamificação nada mais é que uma dinâmica de jogo (game) aplicada para empresas, com desafios, ranking (somente com os melhores) e premiações. Os colaboradores irão querer aparecer nesse ranking e ganhar o prêmio final. Isso proporciona o ambiente perfeito para reforçar sua cultura organizacional através de medidas dinâmicas. A gamificação manterá seus colaboradores voltados para os resultados do “jogo” e consequentemente trará resultados organizacionais e na produção:

  • Pesquisa do Aberdeen Group descobriu que as organizações que implantam a gamificação melhoram o engajamento em 48%;
  • 9% dos pesquisados disseram que seriam mais produtivos se sua universidade / instituição ou trabalho fosse mais semelhante a um jogo.
  1. RECOMPENSE SEUS FUNCIONÁRIOS

Recompense seus funcionários por ações que melhor representem a cultura organizacional que você procura. Uma cultura rica em reconhecimento também reduzirá a rotatividade, dando longevidade à sua cultura organizacional:

  • Empresas que pontuam nos 20% melhores para a construção de uma ‘cultura rica em reconhecimento’ têm uma taxa de rotatividade voluntária de 31% menor.
  1. FAÇA UM DESAFIO

Proporcione desafios e oportunidades para o desenvolvimento. Isso tem o efeito de informar ao seu empregado que você está investido neles e, por sua vez, será fiel à sua cultura organizacional. Trabalhe com desafios organizacionais e metas, como, por exemplo, a redução de horas extras:

  • 76% dos Millennials pensam que as oportunidades de desenvolvimento profissional são um dos elementos mais importantes da cultura da empresa;
  • Os funcionários que têm a oportunidade de se desenvolver continuamente têm o dobro de probabilidade de dizer que passarão sua carreira na empresa.

Essas dicas devem apontar uma nova direção para a empresa quando se trata da melhora da cultura organizacional e dos seus resultados. Naturalmente, a LEON CONSULTORIA EMPRESARIAL já pensou nisso e desenvolveu uma metodologia própria de engajamento cultural para empresas. Quer saber mais sobre isso? Mande um e-mail para: contato@leonconsultoriaempresarial.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s