Governança e Compliance – Boas práticas aumentam competitividade de pequenas empresas e ajudam na integração das grandes cadeias produtivas

Governança e Compliance - Boas Práticas aumentam a competitividade.

Uma pesquisa da consultoria Delloitte, junto às 100 pequenas empresas de maior crescimento no Brasil, mostra que essas companhias emergentes investiram fortemente em Governança nos últimos anos.

Também é possível observar um grande interesse em separar interesses familiares da gestão nas PMEs de alto crescimento. Nessas empresas, a percepção é de que a Governança ajuda a garantir a sustentabilidade do negócio (82%) e a fomentar o crescimento (75%).

É um erro comum entre os empreendedores imaginar que haja um momento ideal para tornar a gestão das empresas mais eficiente ou profissionalizada. Por isso, é melhor não deixar a Governança para depois. Independentemente do estágio de desenvolvimento ou do porte da companhia, as boas práticas de Governança corporativa dão mais transparência à gestão e melhoram o relacionamento entre acionistas, gestores e demais públicos de interesse da companhia.

Algumas medidas são relativamente simples e podem ajudar a dar mais transparência e melhor qualidade à gestão. Um dos primeiros passos é estabelecer uma hierarquia clara. Os funcionários e equipes precisam saber a quem respondem, sem margem para dúvidas. A capacidade de entrega dos colaboradores pode ficar comprometida se eles não souberem com clareza quem é sua liderança direta e a quem devem se reportar. Além disso, uma pessoa, o diretor-executivo ou presidente, deve ter a palavra final, especialmente na resolução de impasses.

Outra recomendação dos especialistas em Governança é – se possível – criar um Conselho Administrativo, que deve ser formado por membros externos e independentes. Esse Conselho deve manter reuniões periódicas com os sócios e a diretoria da empresa. Os encontros devem ser usados para passar novas diretrizes, para acompanhar a evolução de projetos e elaborar planos de ação. É fundamental manter um registro organizado e rigoroso dessas reuniões.

#beincompliance

#leonconsultoriaempresarial #beincompliance
#grc #governance #compliance #riskmanagement #riskassessment #legalcounsel #legalcomliance #businesscontracts #workhard #dreambig #bepositive #dontgiveup #dedication #success #business
#governanca #gestaoderiscos #gestaocontratual #prevencao #empreendedorismo #negocios #evolucao #visaoholistica #metas #integridade #mudanca

font: Revista PEGN

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s